terça-feira, janeiro 10, 2006

Notícia mais ou menos boa n'O Tempo de hoje

Circuito da música divulga atrações
DUDA FONSECA

Enquanto a gente não pára de escutar quais serão os grandes shows do ano no eixo Rio-São Paulo (U2, Franz Ferdinand, Oasis, The Who, Rolling Stones etc), em Minas Gerais atrações mais modestas pipocam aos poucos.

O que se pode concluir até agora, ao entrevistarmos alguns produtores culturais da cidade, é que 2006 renderá bons eventos, tanto na capital quanto no interior.

Mesmo com algumas baixas, como o risco iminente da cidade ficar fora do circuito Tim Festival – que trouxe ao Brasil expoentes do rock mundial como The Strokes e Arcade Fire – por causa do baixo público da edição local em 2005, haverá manutenção de outros festivais, como o de jazz em Ouro Preto, o Pop Rock da rádio 98FM, e a criação de outros, como o Festival Internacional Country.

O destaque fica por conta do gás renovado da produção independente. Comecemos pela world music. Da Jamaica, contando com alguns integrantes norteamericanos, o grupo Dub Side Of The Moon está confirmado para o Chevrolet Hall no dia 14 de maio.

“Foge um pouco da linha do jazz, mas eles são muito bons”, garante Maria Alice, da MultCult, que tem no gênero por ela citado seu principal enfoque. E se é de jazz que estamos falando, Alice aponta algumas boas atrações para o público belo-horizontino, que ela define como bastante fiel.

“Estamos tentando trazer também o concerto da Maria Schneider para o Palácio das Artes no dia 2 de junho, mas aguardamos recursos da lei federal”, diz. O grande evento de jazz do ano será novamente o Festival de Jazz de Ouro Preto, que está previsto para o mês de setembro.

Estão confirmados os artistas Kurt Elling, Preservation Hall Jazz Band, Leni Andrade, o grupo Garage A Trois e Dave Holland. Mas por pouco o festival não ocorre. “Inexplicavelmente ele não foi aprovado pela Lei de Incentivo Estadual”, conta Maria Alice.

Sorte do projeto que ele foi aprovado pela Lei Rouanet (federal). Outro evento que correu sério risco de não acontecer foi o Festival da Vida, que acontece em Mariana, no mês de maio.

Por pouco, nomes como Maria Bethânia e Paralamas do Sucesso não estariam presentes na cidade histórica para se apresentar gratuitamente ao público.

Entraves
A não aprovação desses dois projetos na lei estadual representa alguns dos entraves para a produção local.

“É importante termos apoio do Estado, nem tanto em relação ao montante, que sempre é pouco, mas por saber que ele está conosco. Agora, fica mais difícil captar porque as empresas no Brasil fazem de tudo para sonegar impostos e, como essa lei incide diretamente sobre o imposto de renda, teremos que nos desdobrar”, revela a produtora.

Outra dificuldade, segundo Maria Alice, fica por conta da falta de vontade por parte das grandes empresas de investir em projetos culturais alternativos, pois eles criam fundações próprias para reverter a si a própria verba. “Eles acabam investindo mais em marketing do que em cultura”, analisa Alice.

Como resultado prático dessa não aprovação pelo Estado, empresas como a Tim e a MSA Info, por exemplo, não serão mais parceiros do festival de Ouro Preto. Como consequência: “Isso provavelmente irá inviabilizar os shows gratuitos”.

Problemas à parte, em outubro, é a vez do Chevrolet Hall – para muitos produtores, a casa mais adequada para receber eventos de médio porte – ter em seu palco o músico da nova geração do jazz, Jamie Cullon. Já que é essa a casa eleita, a gente adianta sua programação do verão.

Já no dia 21 deste mês, acontece o ensaio das escolas de samba Mangueira e Beija- Flor. Dia 27 de janeiro, a Cogumelo continua a fomentar a cena metaleira e traz a banda Angra para encerrar a turnê mundial do álbum “Temple of Shadows”.

Em fevereiro, duas atrações prometem agitar o público: dia 4, a Orquestra Imperial e, dia 9, a Orquestra Maguefônica, com Nação Zumbi e Mundo Livre S.A. Esse último show faz parte do projeto Tempo Bom, em comemoração aos 10 anos do jornal O Tempo.

2 comentários:

Anônimo disse...

ou! vcs não atualizam esse blog não????

Anônimo disse...

Tamos querendo saber quando é que essa porra de banda vai fazer show, de preferencia aqui em Beagá.