sexta-feira, dezembro 09, 2011

Low-Fi lança primeiro álbum




Show de lançamento acontece dia 17 de dezembro às 21h


Influências da soul music, estrutura harmônica do rock and roll e suingue brasileiro. Esse é o som que emerge do CD “Ready for rock”, que o Low-Fi lança, no dia 17 de dezembro, às 21h, no espaço CentoeQuatro (Praça Rui Barbosa, 104). Com letras em português e em inglês, o primeiro álbum resume o trabalho da banda, que, entre composições e releituras, demonstra originalidade e personalidade marcantes.

 “Nossa música tem influência direta do rock dos anos 70, da música da Motown, James Brown (e seu trio fundamental: Freddy Wesley, Maceo Parker e Pee Wee Ellis) e Tom Waits, além de muitas outras tendências trazidas por cada integrante da banda”, detalha o vocalista e saxofonista Elio Silva. No palco, além dele, o Low-Fi é formado por Del Cabral (bateria e vocal), Rafael Pimenta (baixo) e Délio Esteves (guitarra e vocal).

O CD tem participações especiais de Leo Lima e Marcos Pimenta, que fizeram os backing vocals em todas as músicas, e do diplomata-músico francês Allain Sarragose, guitarrista na faixa “No Crime” —ele enviou pela internet, direto da Espanha, onde está morando. Deco Lima faz um rap na faixa “Sinceramente”; Paulo Costa, o Paulinho do Skank, toca trompete em “O Filho Predileto do Rajneesh” e em “I’m Shure” e Gabriel Guedes, guitarra na faixa “Divertir”. “Gabriel é um multi-instrumentista, talentosíssimo, mas, apesar de todo o bandolim e de toda a influência do Clube da Esquina, posso dizer que ele é roqueiro, sua alma é roqueira; acho que é reencarnação de algum daqueles malucos dos anos 70”, arrisca.

A estrutura da banda possibilita uma experiência interessante: trazer de volta ao rock o saxofone. “O instrumento foi fundamental nos primórdios do ritmo e, com ele —mais que rock—, nossa ideia é fazer música contemporânea com sabor vintage”, detalha.

No CD, faixas como “Sinceramente”, “Seu Segredo” e “Divertir”, atestam o conceito Low-Fi, que se traduz também em releituras inusitadas, como a versão para “Negue”, música de Adelino Moreira e Enzo de Almeida, eternizada na voz de Nelson Gonçalves, e “O filho predileto do Rajneesh”, música de Rubinho Troll (gravada na década de 80 pelo Sexo Explícito) e regravada pelo Pato Fu .

O áudio foi captado e editado no REC Studio, de Belo Horizonte, por Alexandre Martins, responsável, por exemplo, pelo som do filme ‘Blindness’, que no Brasil levou o título “Ensaio sobre a cegueira”. A programação visual do CD foi baseada em imagens produzidas pelo fotógrafo Eustáquio Neves, premiado profissional que usa técnicas alternativas para manipular negativos e cópias. A foto da capa do disco do Low-Fi está em exposição atualmente no Masp.


SERVIÇO
Show de lançamento do CD “Ready for Rock”
Quando: 17 de dezembro, a partir das 21h
Onde: Espaço CentoeQuatro (Praça Rui Barbosa, 104)
Telefone: 3222-6457
Quanto: ingressos a R$ 12

Nenhum comentário: